sábado, 15 de agosto de 2009

ODE AO GATO (uma homenagem a lyra, essa gata gorda da foto)

por: Artur da Távola
“Bichos polêmicos sem o querer, porque sábios, mas inquietantes, talvez por isso. Nada é mais incômodo que o silencioso bastar-se dos gatos. O só pedir a quem amam. O só amar a quem os merece. O homem quer o bicho espojado, submisso, cheio de súplica, temor, reverência, obediência. O gato não satisfaz as necessidades doentias do amor. Só as saudáveis.

Lembrei, então, de dizer, dos gatos, o que a observação de alguns anos me deu. Quem sabe, talvez, ocorra o milagre de iluminar um coração a eles fechado? Quem sabe, entendendo-os melhor, estabelece-se um grau de compreensão, uma possibilidade de luz e vida onde há ódio e temor? Quem sabe São Francisco de Assis não está por trás do Mago Merlin, soprando-me o artigo? Já viu gato amestrado, de chapeuzinho ridículo, obedecendo às ordens de um pilantra que vive às custas dele? Não! Até o bondoso elefante veste saiote e dança a valsa no circo. O leal cachorro no fundo compreende as agruras do dono e faz a gentileza de ganhar a vida por ele. O leão e o tigre se amesquinham na jaula. Gato não. Ele só aceita uma relação de independência e afeto. E como não cede ao homem, mesmo quando dele dependente, é chamado de arrogante, egoísta, safado, espertalhão ou falso. “Falso”, porque não aceita a nossa falsidade com ele e só admite afeto com troca e respeito pela individualidade.

O gato não gosta de alguém porque precisa gostar para se sentir melhor. Ele gosta pelo amor que lhe é próprio, que é dele e ele o dá se quiser. O gato devolve ao homem a exata medida da relação que dele parte. Sábio, é espelho. O gato é zen. O gato é Tao. Ele conhece o segredo da não-ação que não é inação. Nada pede a quem não o quer.

Exigente com quem ama, mas só depois de muito certificar-se. Não pede amor, mas se lhe dá, então ele exige. Sim, o gato não pede amor. Nem depende dele. Mas, quando o sente, é capaz de amar muito. Discretamente, porém sem derramar-se. O gato é um italiano educado na Inglaterra. Sente como um italiano, mas se comporta como um lorde inglês.

Quem não se relaciona bem com o próprio inconsciente não transa o gato. Ele aparece, então, como ameaça, porque representa essa relação precária do homem com o (próprio) mistério. O gato não se relaciona com a aparência do homem. Ele vê além, por dentro e pelo avesso. Relaciona-se com a essência.

Se o gesto de carinho é medroso ou substitui inaceitáveis (mas existentes) impulsos secretos de agressão, o gato sabe. E se defende do afago. A relação dele é com o que está oculto, guardado e nem nós queremos, sabemos ou podemos ver. Por isso, quando surge nele um ato de entrega, de subida no colo ou manifestação de afeto, é algo muito verdadeiro, que não pode ser desdenhado. É um gesto de confiança que honra quem o recebe, pois significa um julgamento.

O homem não sabe ver o gato, mas o gato sabe ver o homem. Se há desarmonia real ou latente, o gato sente. Se há solidão, ele sabe e atenua como pode (ele que enfrenta a própria solidão de maneira muito mais valente que nós). Se há pessoas agressivas em torno ou carregadas de maus fluidos, ele se afasta. Nada diz, não reclama. Afasta-se. Quem não o sabe “ler” pensa que “ele não está ali”.

Presente ou ausente, ele ensina e manifesta algo. Perto ou longe, olhando ou fingindo não ver, ele está comunicando códigos que nem sempre (ou quase nunca) sabemos traduzir. O gato vê mais e vê dentro e além de nós. Relaciona-se com fluidos, auras, fantasmas amigos e opressores.

O gato é médium, bruxo, alquimista e parapsicólogo. É uma chance de meditação permanente a nosso lado, a ensinar paciência, atenção, silêncio e mistério. O gato é um monge portátil à disposição de quem o saiba perceber. Monge, sim, refinado, silencioso, meditativo e sábio monge, a nos devolver as perguntas medrosas esperando que encontremos o caminho na sua busca, em vez de o querer preparado, já conhecido e trilhado.

O gato sempre responde com uma nova questão, remetendo-nos à pesquisa permanente do real, à busca incessante, à certeza de que cada segundo contém a possibilidade de criatividade e de novas inter-relações, infinitas, entre as coisas.

O gato é uma lição diária de afeto verdadeiro e fiel. Suas manifestações são íntimas e profundas. Exigem recolhimento, entrega, atenção. Desatentos não agradam os gatos. Bulhosos os irritam. Tudo o que precise de promoção ou explicação, quer afirmação. Vive do verdadeiro e não se ilude com aparências.

Ninguém em toda natureza aprendeu a bastar-se (até na higiene) a si mesmo como o gato! Lição de sono e de musculação, o gato nos ensina todas as posições de respiração ioga. Ensina a dormir com entrega total e diluição recuperante no Cosmos. Ensina a espreguiçar-se com a massagem mais completa em todos em todos os músculos, preparando-os para a ação imediata. Se os preparadores físicos aprendessem o aquecimento do gato, os jogadores reservas não levariam tanto tempo (quase 15 minutos) se aquecendo para entrar em campo.

O gato sai do sono para o máximo de ação, tensão e elasticidade num segundo. Conhece o desempenho preciso e milimétrico de cada parte do seu corpo, a qual ama e preserva como a um templo.

Lição de saúde sexual e sensualidade. Lição de envolvimento amoroso com dedicação integral de vários dias. Lição de organização familiar e de definição de espaço próprio e território pessoal. Lição de anatomia, equilíbrio, desempenho muscular. Lição de salto. Lição de silêncio. Lição de descanso. Lição de introversão. Lição de contato com o mistério, com o escuro, com a sombra. Lição de religiosidade sem ícones. Lição de alimentação e requinte. Lição de bom gosto e senso de oportunidade. Lição de vida, enfim, a mais completa, diária, silenciosa, educada, sem cobranças, sem veemências, sem exigências.

O gato é uma chance de interiorização e sabedoria posta pelo mistério à disposição do homem.”
Frases
essas ficaram célebres


'Fumo maconha, mas não trago, quem traz é um amigo meu'
(Marcelo Anthony)

'O que te engorda não é o que você come entre o Natal e o Ano Novo, mas o que você come entre o Ano Novo e o Natal'
(Solange Couto)

'Se o horário oficial é o de Brasília, por que a gente tem que trabalhar na segunda e na sexta?'
(Dorival Caymi)

'Para seu marido não acordar com a macaca... Depile-se'
(Cláudia Ohana)

"Enganar meus eleitores, é uma arte" (JOSE SERRA-PSDB)

'O homem é um ser tão dependente que até pra ser corno precisa da ajuda da mulher. Pra ser viúvo também'
(Principe Charles)

'Por maior que seja o buraco em que você se encontra, pense que, por enquanto, ainda não há terra em cima' (Dercy Gonçalves)

'Cabelo ruim é igual a bandido... Ou tá preso ou tá armado' (Ronaldinho Gaúcho)

'Preguiçoso é o dono da sauna, que vive do suor dos outros' (Roberto Justus)

'Não me considere o chefe, considere-me apenas um colega de trabalho que sempre tem razão' (Galvão Bueno)

'Malandro é o pato, que já nasce com os dedos colados para não usar aliança' (Zeca Pagodinho)

'Mulher gorda é que nem Ferrari...
Quando sobe na balança vai de zero a cem em um segundo'
(Reginaldo Leme)

'Se um dia a vida lhe der as costas...
Passe a mão na bunda dela'
(Paulo Cesar Pereio)

'Os psiquiatras dizem que uma em cada quatro pessoas tem alguma deficiência mental....
Fique de olho em três dos seus amigos. Se eles parecerem normais, o retardado é você'
(Antônio Palocci)

'Se homossexualismo fosse normal....
Deus teria criado Adão e Ivo'
(Gilberto Braga)

'Todo mundo tem cliente. Só traficante e analista de sistemas é que tem usuário'
(Bill Gates)

'Mulher de amigo meu é igual a muro alto... ...sei que é perigoso, mas eu trepo'
(Chico Buarque)

'Casamento começa em motel e termina em pensão'
(Romário)

'Seja legal com seus filhos. São eles que vão escolher seu asilo'
(Itamar Franco)

Antigamente, o homossexualismo era proibido no Brasil.
Depois, passou a ser tolerado.
Hoje é aceito como coisa normal...
Eu vou-me embora antes que se torne obrigatório'
(Arnaldo Jabor)

'Passar a mulher pra trás é fácil. O difícil é passar adiante'
(Eduardo Suplicy)

Fonte: blog do Nonato Albuquerque

sexta-feira, 14 de agosto de 2009

Reconhecida impossibilidade do Google impedir criação de perfis e comunidades pejorativas sobre mulher no Orkut

Não há como impor ao Google Brasil Internet Ltda. que se abstenha de criar qualquer perfil ou comunidade pejorativa, no site de relacionamento Orkut, referente ao nome de mulher que ingressou com ação cautelar.
O Desembargador do TJRS Tasso Caubi Soares Delabary deu provimento ao recurso do Google, afirmando que é inviável o controle pela empresa de todos os conteúdos, perfis e mensagens postados no Orkut. “Sobretudo em razão de que as informações são incluídas pelos usuários.”
O Google Brasil interpôs Agravo de Instrumento ao TJ contra decisão liminar do 1º Grau, que ordenou à empresa abster-se de criar perfil ou comunidade pejorativa, no Orkut, combinando os nomes da autora de ação cautelar.
A empresa afirmou não ser possível realizar fiscalização prévia de conteúdo em caráter de censura por ser legalmente vedado. Sustentou também a impossibilidade técnica de atendimento da ordem judicial, afirmando ser mero provedor de serviço de hospedagem cuja criação e inserção de dados é feita pelos usuários.

Mecanismos de controle

Em decisão monocrática, o Desembargador Tasso Caubi Soares Delabary salientou que no próprio sítio “Orkut” há mecanismos de controle e denúncia, sobre qualquer abuso verificado, que podem ser utilizados pelos ofendidos. Nesse sentido, continuou, nada impede que seja comunicado ao juízo qualquer ato danoso e ocorra posterior exclusão pelo Google.
Na mesma ação, a Justiça de primeira instância também determinou à ré excluir os perfis depreciativos existentes sobre a autora do processo. Para cumprir a ordem, o próprio Google informou que para retirada do perfil desabonatório basta apenas que tenha a indicação da URL

É HORA DO BANHO!

Basta pegar a toalha para que seu bicho suma de perto? Saiba como deixá-lo limpo e cheiroso sem ter de usar uma armadura à prova de mordidas e arranhões
(Matéria de Renata Vieira)


9 dicas para evitar um arranhão - Prepare tudo antes de buscar o bicho. - Use água morna ou fria - jamais quente! - e nunca encha demais o tanque: a água não deve chegar à barriga. - Use xampu neutro para gatos. - Fale docemente com ele durante o banho. - Cuidado para não derramar sabão nos olhos dele. - Proteja os ouvidos do gato com algodão. - Dê banho em dias bem quentes e deixe-o secar ao sol. - Só pegue-o pela nuca em casos extremos. - Evite usar secador: o barulho causa medo.

7 dicas para evitar uma mordida - Se ele não cabe no tanque, aqueça a água e deixe em baldes. - Escove-o bem antes do banho, para tirar os pelos mortos. - Use xampu neutro para cachorros. - Proteja o ouvido dele com algodão. - Ao contrário do gato, evite secar seu cão ao sol: a pele fica úmida e podem surgir fungos. - Para diminuir o estresse, troque o secador por toalhas. - Brinque com ele durante o banho.

Fonte: http://mdemulher.abril.com.br/animais/reportagem/cuidados/hora-banho-419404.shtml

Xecapi do cearense


(Enviada pela amiga que ama Fernanda Botelho)
O Seu Antônio, aproveitando a viagem a Fortaleza, foi ao médico fazer um 'xecápi'. Pergunta o médico: - Sr. Antônio, o senhor está em muito boa forma para 40 anos. - E eu disse ter 40 anos? - Quantos anos o senhor tem? - Fiz 57 em maio que passou. - Puxa! E quantos anos tinha seu pai quando morreu? - E eu disse que meu pai morreu? - Oh, desculpe! Quantos anos tem seu pai? - O véio tem 81. - 81? Que bom! E quantos anos tinha seu avô quando morreu? - E eu disse que ele morreu? - Sinto muito. E quantos anos ele tem? - 103, e anda de bicicleta até hoje. - Fico feliz em saber. E seu bisavô? Morreu de quê? - E eu disse que ele tinha morrido? Ele está com 124 e vai casar na semana que vem. - Agora já é demais! - Diz o médico revoltado. - Por que um homem de 124 anos iria querer casar? - E eu disse que ele QUERIA se casar? Queria nada, ele engravidou a moça...

quinta-feira, 13 de agosto de 2009

"Aventurar-se causa ansiedade, mas deixar de arriscar-se é perder a si mesmo.E aventurar-se no sentido mais elevado é precisamente tomar consciência de si próprio."
Kierkegaard (1813-1855)

Bolinho simples, perfeito para o chá da tarde

O que usar:
- 3 ovos;- 2 xícaras de açúcar;-3 colheres de sopa margarina;-1/2 xícara de leite;- 2 xícaras de farinha de trigo;-1 colher de sopa de fermento em pó;-10 gotas de essencia de baunilha;-1 pacote de coco ralado.

Como fazer:
Prepare a massa batendo as gemas com o açúcar e a margarina. Acrescente aos poucos o leite, a farinha, o coco ralado e o fermento. Por último coloque a essência e as claras em neve. Leve para assar em forno baixo em forma untada e enfarinhada.
*Se quiser deixar mais apetitoso, quando ele estiver ainda quente e na forma fure-o com um garfo e espalhe por cima leite condensado e depois o côco ralado. Coma e esqueça as calorias!

Agora sou uma mulher tuitada!

Conheçam o meu twitter http://twitter.com/AnaMQS - inaugurado hoje!

E depois falam dos brasileiros...tesc...tesc...tesc...


Flávia Guerra noticiou em seu blog PARA INGLÊS VER (http://blog.estadao.com.br/blog/parainglesler/?title=o_jeitinho_ingles_de_fugir_da_swine_flu&more=1&c=1&tb=1&pb=1) que, "desde o advento da gripe suina, o numero de faltas ao trabalho tem aumentado absurdamente na Inglaterra. E os patroes e empresas andam desconfiando que o porquinho, na verdade, esteja servindo mesmo è de bode expiatorio para funcionarios a fim de esticar seu verão".

MODELO DE PEÇA - PROCURAÇÃO AD JUDICIA

Através do presente instrumento particular de mandato, (NOME DO OUTORGANTE), (Nacionalidade), (Profissão), (Estado Civil), portador da Carteira de Identidade nº (xxx), inscrito no CPF sob o nº (xxx), residente e domiciliado à Rua (xxx), nº (xxx), Bairro (xxx), Cidade (xxx), Cep. (xxx), no Estado de (xxx), nomeia e constitui como seu(s) procurador(es) o(s) advogado(s), (NOME(S) DO(S) OUTORGADO(S)), inscrito(s) na Ordem dos Avogados do Brasil sob o(s) n.o(s) (xxx), Seção do Estado (xxx), Subseção (xxx), com escritório profissional situado na Rua (xxx), Bairro (xxx), cidade (xxx), Cep. (xxx), outorgando-lhe(s) amplos poderes, inerentes ao bom e fiel cumprimento deste mandato, bem como para o foro em geral, conforme estabelecido no artigo 38 do Código de Processo Civil, e os especiais para transigir, fazer acordo, firmar compromisso, substabelecer, renunciar, desistir, reconhecer a procedência do pedido, receber intimações, receber e dar quitação, praticar todos atos perante repartições públicas Federais, Estaduais e Municipais, e órgãos da administração pública direta e indireta, praticar quaisquer atos perante particulares ou empresas privadas, recorrer a quaisquer instâncias e tribunais, podendo atuar em conjunto ou separadamente, dando tudo por bom e valioso, com fim específico para (descrever finalidade, tais como propor Ação de (xxx) em face de (xxx)).
(Local, data e ano).
(Assinatura do Outorgante).
FUI ASSALTADA
(Autora: Raquel Machado é uma exímia tributarista, professora talentosa e dona de uma sensibilidade ímpar)

Efetivamente, fui assaltada com um revólver na cabeça. Aliás, com dois revólveres. Sempre imaginei o que sentiria quando isso ocorresse. Se teria medo, se sentiria raiva, se perderia ou diminuiria a fé na humanidade.Por fim, o que senti foi pena do desespero dos rapazes.Eu os vi vindo em minha direção. Sempre me disseram: passa por cima.Não tive coragem. Não foi por medo, foi por instinto de preservação da vida.
Até hoje, eu achava que teria coragem. Sempre me indaguei sobrea existência, ou não, de instintos assassinos em mim. Mas descobri quenão os tenho, mesmo quando corro perigo.O que eu também vi, e me lembro, foi crianças correndo pela rua,escondendo-se nas casas. Simplesmente cedi. Mas não tive o menor medode morrer.

Quando abri a porta de meu carro para evitar um mal maior, o ladrão me disse:- Não demora, porque senão você morre. Tá vendo o revólver? Passa o relógio.Eu apenas respondi, até meio brincando:- Ora, não posso ser mais rápida. Tenha calma.Ele levou minha bolsa e um relógio que ganhei de aniversário de 30anos e amava. Lamentei por isso sim, e só.Quando eles partiram, voltei para casa calmamente. Liguei para quetodos retornassem e para a polícia.O policial me disse:- Você é a assaltada mais calma e alegre que já vi.Para mim, foi um elogio. Talvez para alguns um sinal de descuido.Em casa, depois de perceberem que eu estava bem, o que mais ouvi foi:- Tá vendo? Devia ter blindado o carro! Não sai mais de casa sem um.Blindagem!? Logo no meu carro que adoro janelas abertas, em vias largas!? Sinceramente, não sei se teria mudado minha atitude.
Eles atiravam pela rua e talvez mesmo com ela, eu tivesse aberto a porta. Omais chocante não era a ameaça na minha direção, mas vê-los atirandoaleatoriamente, como se a vida não valesse nada.Acredito na vida e sei que vou viver muito, muito mais. Apesar detudo, é isso: não estou triste, não estou com medo, a vida existe eprevalecerá porque eu creio nela. Entre matar alguém atropelado eperder meu relógio e minha bolsa, prefiro a última opção, apesar deadorar meus presentinhos. E olha que algumas vezes até já considerei aviabilidade da pena de morte e de punições severíssimas.Mas, como disse, senti muito mais pena deles do que de mim. De queadiantam as coisas se não é possível ver a beleza que nelas existe?Provavelmente trocaram tudo por um pouco de droga e vão voltar para umavida quase infernal de vazio, de ausência de desejo de viver.
Recebendo o amor dos meus familiares e amigos, reforcei ainda maisminha alegria e até me diverti com os telefonemas de solidariedade.Na mesma noite, indagada se queria ficar em casa, respondi:- Não, quero sair para comer sushi calmamente e andar a pé.Estacionar o carro longe e caminhar até o restaurante.Lá chegando, os garçons que já me conhecem souberam do ocorrido efizeram um prato lindo. O que me entregou disse:- Que bom que a senhora está aqui.Eu fiquei a admirá-los trabalhando com carinho, apesar do pouco querecebem e percebi que a vida, diversa, é cheia dessas misturas deatuações. Agressões e afetos.O problema da violência não é social apenas. Os rapazes que meroubaram visivelmente não eram miseráveis. O problema maior é falta doculto à sensibilidade. E só quem pode mudar isso é cada um de nósindividualmente. Se tivesse que viver de novo, imagino que não mudarianenhum de meus gestos. Acredito na beleza da vida. E isso é umasalvação.
FONTE: AUTÊNTICA VIDA - http://www.autenticavida.com.br/2009/conteudo.asp?tip=oopsfalei&cod=7&mat=213#comentarios

quarta-feira, 12 de agosto de 2009

PÉROLAS DO JUDICIÁRIO

Clique no link abaixo(http://www.boletimjuridico.com.br/pdf/ver.asp?arquivo=fimose.pdf&titulo=P%E9rolas) e confira sentença proferida em ação trabalhista onde o autor buscava indenização correlacionando a fimose com acidente de trabalho.

MS



O mandado de segurança é uma medida de caráter urgente que serve para proteger o direito quando é líquido e certo. Esses requisitos da liquidez e certeza se consubstanciam quando o cidadão entende que não há o que se discutir do direito que lhe é inerente.

No último dia 07 de agosto o presidente Lula sancionou a nova lei que disciplina esse importante remédio constitucional (Lei 12.016/09) que, desde já, recomendo uma leitura.

Bem, há um prazo para a impetração da medida que é de 120 dias. A imagem acima faz menção a decisão de um juiz que indeferiu o MS por tê-lo julgado inepto pelo transcurso de 09 anos entre o ato considerado ilegal/abusivo e a impetração do referido remédio.

Dr. Pepper e a literalidade...

terça-feira, 11 de agosto de 2009

Dormientibus non sucurritur ius

Hoje é dia do advogado e do estudante. Sou uma advogada ávida pelas letras. Apesar do escritório não existir mais fisicamente, existe em mim de forma marcante.
Pensei se teria algo a dizer pra homenagear a carreira. Afinal, ainda vibro com a felicidade de atuar na área e carregar aqui comigo muita aprendizagem e muita ansiedade pelas lições que estão por vir.
Agradeço então a Deus pela oportunidade da carreira; pela alegria das amizades fielmente firmadas; pela felicidade de cada dia vivido tentar buscar ser um pouquinho melhor do que fui no dia que se passou.
Louvemos a Deus: somos especiais!!

segunda-feira, 10 de agosto de 2009

MUDANÇA


Esse final de semana foi de mudanças. Sim, mudanças no plural!
Após inquietações diversas para o projeto do escritório com três queridas amigas, agora estamos "passando a régua" e entregando a sala.
Senti uma coisa que não sei dizer o que é; senti, apenas.
Eu não sei ao certo como definir esses sentimentos que não têm nome, nem forma e nem jeito; que não se assemelham a nada antes sentido. Só sei que é uma mistura de nostalgia com uma incerteza: a de não saber se estou agindo do modo correto.
Mas, e aí, há um modo correto para as ações e para os sentimentos?
Eu agora procuro me aquietar; procuro me sentir em paz e acalmar o desconhecido que me rege, numa tentativa de acalentar aquilo que não sei de mim, mas que me faz ser o que sou; que me constitui.
Esse sonho do escritório está em pausa; vou continuar seguindo nessa minha estrada que ainda não sei bem aonde vai dar, mas que sei que preciso me manter caminhando.
Tenho que abstrair, pensar mais no nada como o que existe, como me ensinou Kaplan.
Tá na hora de ir pra casa...rever meus livros, namorar minhas estantes, olhar meu filho amado, ver a lyra, deitar na minha rede e ficar quietinha com os meus silêncios.

Para finalizar, trago Lya Luft só para com ela dizer que "viver é subir uma escada rolante pelo lado que desce". Eu estou em movimento. É mesmo o que me importa.

Eu quero uma casa no campo...
...onde eu possa compor muitos roque rurais...
e tenha somente a certeza dos limites do corpo e nada mais...
...onde eu possa plantar meus amigos, meu filho e livros...e nada mais...

CURSO DE EXTENSÃO - Formação de facilitadores de treinamento



Amigos, envio folder do curso de formação de facilitadores de treinamento que será ministrado pelo meu queridíssimo Augusto Cruz, pessoa ímpar, competente e, acima de tudo, um exemplo de ser humano.

O curso acontecerá no CETREDE e quem tiver interesse, basta buscar informações através do telefone 3214.8233, site do cetrede www.cetrede.com.br ou ligar pro Augusto no número 9619.1215.

Gente, vale muito a pena fazer esse curso!