quinta-feira, 15 de outubro de 2009

PARABÉNS aos mestres que fazem parte do que sou.

FLYCHELANGELO

As montagens são bobinhas, o material é barato… Mas o sucesso está correndo o mundo. FLYCHELANGELO é o apelido que este artista anônimo recebeu pelas suas montagens criativas usando moscas mortas. O trabalho apenas consiste de colar as moscas em um papel comum e usar lápis para criar uma situação. O resultado é incrível (apesar de parecer ser uma brincadeira).

Fonte: http://diariodebiologia.com/

Saquinhos para bebês

Os "Noonies™" são estes saco para bebês extremamente legais! Perfeitos para depois do banho ou para um momento de relax, eles também foram criados pensando em servir de "figurino fofinho" para fotografias. Sem dúvida deixam qualquer parente e amigo babando pelos pequenos. Os "Noonies™" são 100% algodão por fora e a parte interna é forrada com um tecido extremamente macio. O melhor porém, são os tipos de estampas e desenhos, que ficam ainda mais incríveis quando têm um bebê rechonchudo dentro. Criações da "Lalas Pequenos", não são feitos para dormir durante à noite ou sem um responsável junto. Custam 45 dólares cada.

Sabedoria oriental

Neste verão, você quer ser sereia ou baleia?

Academia Runner tem um outdoor que diz o seguinte:
Neste verão, você quer ser sereia ou baleia?

Uma mulher enviou a eles a sua resposta e distribuiu o seguinte e-mail por aí .

"Ontem vi um outdoor da Runner, com a foto de uma moça escultural
de biquíni e a frase: Neste verão, qual você quer ser? Sereia ou
Baleia?

Respondo: Baleias sempre estão cercadas de amigos. Baleias têm vida sexual ativa, engravidam e têm filhotinhos fofos. Baleias amamentam.Baleias nadam por aí, cortando os mares e conhecendo lugares legais como as banquisas de gelo da Antártida e os recifes de coral da Polinésia. Baleias têm amigos golfinhos. Baleias comem camarão à beça. Baleias e
Baleias esguicham água e brincam muito. Baleias cantam muito bem e têm até CDs gravados. Baleias são enormes e quase não têm predadores naturais. Baleias são bem resolvidas, lindas e amadas.

Sereias não existem.
Se existissem viveriam em crise existencial: 'Sou um peixe ou um ser humano?'
Não têm filhos, pois matam os homens que se encantam com sua beleza.
São lindas mas tristes e sempre solitárias...

Runner, querida, prefiro ser baleia!"


Excelente programação!

Gente, a SEPLAG promoverá nos dias 19 e 20 de outubro próximos o Congresso Ceará Gestão Pública. Trata-se de um espaço para disseminar as boas práticas degestão pública e incentivar a reflexão crítica sobre o tema no Ceará.

As áraes temáticas serão:
- gestão por resultados
- compras
- recursos humanos
- parcerias

Interessados deverão se inscrever até o dia 16/10 (sexta) através do site www.seplag.ce.gov.br

Nós mulheres...

Unicef: Diarreia mata 1,5 milhão de crianças por ano

GENEBRA, Suíça (AFP) - Quase 1,5 milhão de crianças de menos de cinco anos morrem a cada ano de diarreia, segunda causa de mortalidade infantil depois da pneumonia, segundo relatório do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) e a Organização Mundial da Saúde (OMS) publicado nesta quarta-feira.

"Estes dados de 2007 mostram uma evolução em baixa. Mas esta diminuição é essencialmente devido à diminuição da mortalidade das crianças de menos de cinco anos, que passou de 10,4 milhões em 2004 a 8,9 milhões em 2007", explicou à AFP um responsável da OMS, o dr. Olivier Fontaine.

Em 2004, data dos últimos dados recolhidos sobre a questão, o número de mortes causadas pela diarreia entre as crianças subiu então a quase 2 milhões de vítimas.

"O que é preocupante é ver que nossas atividades de informação não têm efeito porque a contribuição relativa da diarreia para a mortalidade total não mudou nos últimos anos", continuou o doutor Fontaine.

No total, estas infeccções diarreicas propagadas pelas águas sujas estão na origem de quase 18% das mortes de crianças no mundo, destacou. Além disso, apesar dos esforços realizados pelas organizações humanitárias, a diarreia é a segunda causa de mortes entre os mais jovens.

"Portando, existem tratamentos eficazes e pouco custosos, mas nos países em desenvolvimento, somente 39% das crianças com diarreia recebem os cuidados necessários", lamentou a diretor da Unicef, Ann Veneman, citada em um comunicado.

A OMS calculou em quase 50 milhões o número de crianças salvas graças ao tratamento com base de soro fisiológico e zinco desde sua adoção há 25 anos.


Fonte: http://br.noticias.yahoo.com/s/afp/091014/saude/onu_unicef

Pedido de alteração de registro civil, devido cirurgia de mudança de sexo, vai a julgamento hoje no STJ

A ministra Nancy Andrighi leva a julgamento amanhã (15), na Terceira Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ), o recurso interposto por transexual que pretende a alteração do seu registro de nascimento quanto ao nome e gênero, após ter realizado, no Brasil, a cirurgia de transgenitalização.

O transexual recorreu de decisão do Tribunal de Justiça de São Paulo que entendeu que “em linha de registro civil, prevalece a regra geral da imutabilidade dos dados, nome, prenome, sexo, filiação etc”. Ainda, segundo o Tribunal estadual, há um interesse público de manutenção da veracidade dos registros, de modo que a afirmação dos sexos (feminino ou masculino) não diz com a aparência, mas com a realidade espelhada no nascimento, que não pode ser alterada artificialmente.

No STJ, a defesa do transexual sustenta que a aparência de mulher, por contrastar com o nome e o registro de homem, causa-lhe diversos transtornos e dissabores sociais, além de abalos emocionais e existenciais.

Fonte: STJ

Ministro Luiz Fux é empossado presidente da comissão do novo CPC

O ministro Luiz Fux, do Superior Tribunal de Justiça (STJ), tomou posse, nesta quarta-feira (14), como presidente da comissão de juristas designada pelo Senado Federal para elaborar o anteprojeto do novo Código de Processo Civil (CPC). O ministro foi empossado pelo presidente do Senado, José Sarney, ao lado dos demais integrantes da comissão em solenidade realizada no Salão Nobre daquela Casa legislativa. A comissão foi instituída seguindo o modelo, considerado bem-sucedido, de grupo semelhante que elaborou anteprojeto do Código de Processo Penal.

Além do ministro do STJ, a comissão também é formada pelos juristas Adroaldo Furtado Fabrício, Bruno Dantas, Elpídio Donizete Nunes, Humberto Theodoro Júnior, Jansen Fialho de Almeida e José Miguel Garcia Medina. Bem como José Roberto Bedaque, Marcus Vinicius Coelho, Paulo Cezar Pinheiro Carneiro e Teresa Wambier – esta última, designada para a relatoria geral dos trabalhos. Conforme informações do Senado, o atual CPC, que data de janeiro de 1973, já foi alterado de alguma forma por meio de 64 normas editadas. Sua modernização é necessária levando-se em conta que os instrumentos processuais de proteção dos direitos fundamentais não gozavam, àquela época, do mesmo desenvolvimento teórico de hoje.

Ao ser empossado, Luiz Fux destacou a importância do trabalho a ser realizado e enfatizou que um dos principais desafios da comissão será a criação, no novo código, de instrumentos que acelerem a prestação da Justiça e, dessa forma, o bom atendimento ao jurisdicionado. “Estou extremamente honrado por participar de uma comissão integrada por um verdadeiro pool da inteligência jurídica do nosso país”, afirmou Luiz Fux. Acrescentando que existe um reclamo popular no sentido de dar maior agilidade na prestação dos serviços por parte da Justiça.

Recado da Calaça:

quarta-feira, 14 de outubro de 2009

Gravuras de Guto Lacaz - adoro!

Abduzido

Nostalgia...

Quando eu era pequena, tinha uma galinha dessas da maggi. Era uma gracinha brincar com ela que sempre estava cheia de ovinhos... rs...

Imaginem a cara do padre quando se deparou com essa noiva ...

Falta muito ainda para desobstruir a justiça

A Meta 2 do Judiciário, definida em fevereiro deste ano no 2º Encontro Nacional do Judiciário, que reuniu presidentes de todos os tribunais do país em Belo Horizonte, pode ser comprometida pelo desempenho das Justiças dos Estados (”Folha de S. Paulo”, 12 de outubro).

A Meta 2 define como prazo para o julgamento de todos os processos iniciados antes de 2006 o último dia deste ano, como forma de assegurar o direito constitucional à “razoável duração do processo judicial” e eliminar estoques de processos responsáveis por altas taxas de congestionamento da Justiça. Segundo a “Folha”, as Justiças estaduais deram conta de apenas 29% das 5,1 milhões de ações que tramitam nos seus tribunais, ou seja, conseguirão proferir apenas 1,32 milhão de sentenças no período. Com esse desempenho, a média nacional de cumprimento da meta - nas Justiças Estaduais e Justiças Federal, Militar e Eleitoral, além dos tribunais superiores - não vai passar de 31% do que foi planejado.

As dez metas definidas foram consideradas de nivelamento, ou seja, planos de produtividade e incorporação de tecnologia em todas as instâncias judiciais. É um conceito democrático que vislumbra, em horizonte curto de tempo, garantir acesso do cidadão à Justiça, em qualquer lugar do país ou instância judicial, nos mesmos padrões de qualidade e agilidade. Para que isso ocorra é preciso que todas as instâncias partam de uma mesma situação, com passivos judiciais - processos à espera de sentenças - semelhantes. A eliminação dos processos anteriores a 2006, portanto, é um dado importante na uniformização da qualidade da Justiça. A partir de uma realidade em que a Meta 2 já teria sido cumprida, nenhum novo demandante do sistema judicial teria de vencer uma enorme fila antes de ser atendido.

O primeiro efeito da Meta 2 foi o de definir, com clareza, o tamanho do problema. Em fevereiro, o presidente do Supremo Tribunal Federal e do Conselho Nacional de Justiça, Gilmar Mendes, divulgou uma estimativa catastrófica de que eram 40 milhões os processos iniciados antes de 2006 sem sentença. Em maio, quando as varas iniciaram os levantamentos, esse número caiu para 23 milhões. Quando os Tribunais de Justiça eliminaram as duplicidades de cadastro e as ações extintas, os processos foram calculados em 5,1 milhões. É sobre esse universo, que representa um oitavo da cifra original, que os tribunais hoje trabalham.

Outras constatações dessa fase de redução do passivo de processos da Justiça podem ajudar o Judiciário a formular estratégias para cumprimento efetivo da Meta 2. Um número muito grande de casos aguarda perícias; as ações de inventários tendem a parar em grande número na Justiça porque seu encerramento implica o pagamento do imposto sobre herança por parte dos herdeiros. Também tendem a caminhar lentamente ações com grande número de autores ou réus.

Vencida a etapa de conhecimento do problema, todavia, o fundamental é que se construam condições para a desobstrução da Justiça o mais rápido possível. A morosidade judicial é altamente antidemocrática, porque tende a excluir os menos favorecidos, que representam a grande maioria da população brasileira.

O atendimento à Meta 2 seria, ainda, uma forma de o corpo funcional do Poder Judiciário retribuir com serviços o fato de ser uma das mais bem pagas carreiras do serviço público. Na semana passada, sem que tivessem chegado sequer à metade da meta de redução dos processos, os servidores do Poder Judiciário foram brindados com a decisão, dos presidentes dos tribunais superiores e do Tribunal de Justiça do Distrito Federal, de revisão de seus salários. A previsão é que algumas faixas da carreira tenham 80,17% de aumento salarial. Os ministros do STF tiveram 9% de aumento de salário, definido pelo Congresso, e esse teto, de R$ 24,5 mil, é a base para o reajuste de juízes, desembargadores e procuradores. Segundo Mendes, o aumento de salário evita o “sucateamento” do Poder Judiciário. Para que isso se justifique, é preciso que esses bem remunerados funcionários ajam para que a população perceba a existência dessa elite do serviço público como fundamental para as suas vidas.

Editorial do jornal Valor Econômico, publicado no dia de hoje, 15/10.