sábado, 31 de janeiro de 2009

Linhameyer H.Stern - Uma homenagem a Oscar Niemeyer

SEM IDÉIAS PARA O SEU CARTÃO DE VISITAS ??

Acesse o link http://www.1stwebdesigner.com/inspiration/50-awesome-and-creative-business-cards/ e acenda suas idéias! 

Concursos e exames pasteurizam a ciência jurídica

Por: Frederico Vasconcelos - jornalista Folha de São Paulo

Do professor Lélio Braga Calhau, promotor de Justiça do Ministério Público do Estado de Minas Gerais e diretor do Instituto de Ciências Penais de Minas Gerais, ao comentar  matéria sobre "Concursos para juízes & Tribunais mais exigentes":

"Infelizmente, quem está 'ditando' no Brasil o Direito que tem de ser estudado nas faculdades são os editais do exame de ordem e dos concursos. Matérias importantíssimas como filosofia, sociologia, hermenêutica, ética no direito etc., são 'jogadas às traças' por conta disso. Se não cai no concurso/exame de ordem, não estudo, não tem valor, não me interesso (tempo é curto, sempre dizem)... Os alunos não gostam de ler, desprezam as leituras dos clássicos e 'idolatram' apostilas. É uma pasteurização das ciências jurídicas. Infelizmente, só tende a piorar".

Desenhos integrando-se com a vida...

www.animaster.com

sexta-feira, 30 de janeiro de 2009

NOTÍCIAS ÚLTIMO EXAME DA ORDEM 2008.3

 O Centro de de Seleção e Promoção de Eventos da Universidade de Brasília (Cespe/UnB) divulgou no fim da tarde desta quinta-feira (29) o resultado da primeira fase do 3º Exame de Ordem de 2008 . A prova objetiva ocorreu em 18 de janeiro, com 3.120 inscritos. No Distrito Federal , o índice de aprovação foi de 27%. Dos 3.029 bacharéis em Direito que fizeram a prova, 824 foram aprovados.

 A estatística é preliminar, uma vez que os resultados podem ser alterados após a fase de interposição de recursos. O período para recorrer pela internet vai de sexta-feira (30), às 9h, até terça-feira (3), às 23h59. O candidato deve imprimir o formulário e homologar o recurso até às 19h de sexta-feira (6), na sala 304 da sede da OAB/DF, na 516 Norte. A instituição não abre aos sábados e domingos. (...)

 Fonte: http://www.oabdf.org.br/


Sexta-feira, Janeiro 30 de de 2009
Fábio Trad recebe imprensa às 16 horas de hoje para falar sobre "catastrófico" resultado do Exame de Ordem em MS
29/01/09 07:37
Por: Marco Eusébio, da assessoria da OAB-MS

Campo Grande (MS) – Classificando como “catastrófico” o baixo índice de aprovação na primeira fase do terceiro Exame de Ordem referente a 2008 cujas provas foram realizadas neste início de ano em Mato Grosso do Sul, o presidente da Seccional da Ordem dos Advogados do Brasil, Fábio Trad, recebe a imprensa a partir das 16 horas desta quinta-feira (29) na sede da OAB-MS para divulgar o resultado e falar sobre a qualidade do ensino jurídico no estado. Participará também da entrevista o presidente da Comissão de Estágio e Exame de Ordem da OAB-MS, Alexandre Bastos. A sede da Seccional da Ordem localiza-se ao número 4.700 da Avenida Mato Grosso, no Bairro Carandá Bosque, em Campo Grande. A entrevista, inicialmente prevista para a manhã de hoje, teve o horário adiado devido à divulgação do resultado do exame que será feito de forma simultânea por seccionais da OAB de outros estados brasileiros. (Matéria modificada por M. E. às 7h37 do dia 29/01 para alteração de horário).

Apenas 234 de 1.389 candidatos que fizeram a prova (objetiva) da primeira fase do terceiro Exame de Ordem de 2008 promovido em Mato Grosso do Sul pela Seccional da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-MS) foram aprovados e estão aptos para as provas da segunda fase (prático-profissional). O índice de 16,85% de aprovação foi o pior da história do Exame no estado desde o início da unificação com provas feitas pela Universidade de Brasília (UnB) há cerca de três anos, que hoje abrange a maioria dos estados brasileiros, com exceção apenas de São Paulo e Minas Gerais. O resultado com a lista de aprovados divulgada pela UnB foi divulgado no site da OAB-MS (www.oabms.org.br) desde a tarde desta quinta-feira (29).

RIO GRANDE DO NORTE:

Com um índice de aprovação de 26,6%, a primeira fase do Exame de Ordem aprovou 288 bacharéis em Direito dos 1.083 inscritos no Rio Grande do Norte. O prazo para interposição de recurso vai até 03 de fevereiro, devendo ser feito através do site www.oab-rn.org.br ou www.oab.org.br, e protocolado na Seccional Potiguar ou nas Subseccionais de Mossoró ou Caicó até o próximo dia 06, às 16h. (...)

GOIÁS
O índice de aprovação na prova objetiva (primeira fase) do Exame de Ordem 2008.3 foi de 18,90% em Goiás. Dos 2.889 bacharéis que se submeteram ao certame, 546 obtiveram êxito. A lista de aprovados foi divulgada nesta quinta-feira (29) pela Comissão de Estágio e Exame de Ordem da OAB-GO, presidida pelo conselheiro seccional Júlio César do Valle Vieira Machado. (...)


CONTRIBUIÇÃO DA MINHA AMIGA EVELINE FERNANDES

'DIFERENÇAS ENTRE PRESÍDIO E TRABALHO'...

(por EVELINE FERNANDES)

PRESÍDIO


Você passa a maior parte do tempo numa cela 5x6m. 

TRABALHO

Você passa a maior parte do tempo numa sala 3x4m. 
_____________________________________________________ 
PRESÍDIO

Você recebe três refeições por dia de graça. 

TRABALHO
 
Você só tem uma, no horário de almoço, e tem que pagar por ela. 
_____________________________________________________
PRESÍDIO 

Você é liberado por bom comportamento. 

TRABALHO

Você ganha mais trabalho com bom comportamento.
______________________________________________________ 
PRESÍDIO

Um guarda abre e fecha todas as portas para você. 

TRABALHO
 
Você mesmo deve abrir as portas, se não for barrado pela segurança por ter esquecido o crachá. 
_____________________________________________________ 
PRESÍDIO

Você assiste TV e joga baralho, bola, dama... 

TRABALHO

Você é demitido se assistir TV e jogar qualquer coisa. 
_____________________________________________________
PRESÍDIO

Você pode receber a visita de amigos e parentes. 

TRABALHO
 
Você não tem nem tempo de lembrar deles.
_____________________________________________________ 
PRESÍDIO

Todas as despesas são pagas pelos contribuintes, sem seu esforço. 

TRABALHO

Você tem que pagar todas as suas despesas e ainda paga impostos e taxas deduzidas de seu salário, que servem para cobrir despesas dos presos.. 
_______________________________________________________ 
PRESÍDIO 

Algumas vezes aparecem carcereiros sádicos... 

TRABALHO

Aqui no trabalho, carcereiros usam nomes específicos: Gerente, 
Diretor, Chefe...

_______________________________________________________ 

PRESÍDIO

Você tem todo o tempo para ler piadinhas. 

TRABALHO
 
Ah, se te pegarem...
 
_______________________________________________________ 

TEMPO DE PENA
No presídio, eles saem em 15 anos. 


No trabalho você tem que cumprir 35
anos, e não adianta ter bom comportamento.

 

TRT/CE RETIRA HOMENAGEM A DOM HÉLDER CÂMARA

Gente, vocês sabiam que no próximo dia 07 de fevereiro será o centenário de nascimento de Dom Hélder Câmara? Alguém aí sabe quem foi Dom Hélder? Abaixo coloco até uma mini-biografia!

Pois é...ilustre cearense, nada há nesta cidade que a ele faça menção, e simplesmente o TRT do Ceará, em uma atitude “a la pérola”, decide retirar a única homenagem a ele existente em Fortaleza. E sabe porque tudo isso? Pra homenagear uma outra pessoa que, sinceramente, apesar de não conhecer, certamente não chega aos pés da espiritualidade e representatividade daquele que foi despojado de uma singela lembrança.  ISSO É MAIS QUE UM ABSURDO!!!

QUEM FOI DOM HÉLDER

"Irmão dos pobres e meu irmão", essas foram as palavras do papa João Paulo 2º a dom Hélder Câmara, na visita que o Papa fez ao Recife em 1980.
Décimo-primeiro filho de uma família de treze irmãos, Hélder Pessoa Câmara era filho de um jornalista e de uma professora. Aos quatorze anos entrou no Seminário da Prainha de São José, em Fortaleza, onde cursou filosofia e teologia.
Em 1931 ordenou-se sacerdote. Foi nomeado logo depois diretor do Departamento de Educação do Estado do Ceará, exercendo este cargo por cinco anos. Mudou-se então para o Rio de Janeiro, onde se destacou no desempenho de atividades sociais. Fundou a Cruzada São Sebastião e o Banco da Providência, entidades destinadas ao amparo dos mais pobres.
Em 1946 recebeu um convite para assessorar o arcebispo do Rio de Janeiro. Seis anos depois foi nomeado bispo-auxiliar do Rio de Janeiro. Dom Hélder Câmara fundou a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), da qual foi secretário durante 12 anos.
Em 12 de março de 1964, foi nomeado Arcebispo de Olinda e Recife, pouco antes do golpe militar. Dias depois, divulgou um manifesto apoiando a ação católica operária em Recife. O novo governo militar acusou-o de demagogo e comunista e dom Hélder foi proibido de se manifestar publicamente.
No entanto, sua figura pública adquiria importância cada vez maior. Passou a fazer conferências e pregações no exterior, desenvolvendo intensa atividade contra a exploração e a favor dos mais pobres. Em 1970, fez um pronunciamento em Paris denunciando pela primeira vez a prática de tortura a presos políticos no Brasil.
Em 1972 foi indicado para o Prêmio Nobel da Paz. Dom Hélder aposentou-se em 1985, tendo organizado mais de 500 comunidades eclesiais de base. No final da década de 1990, lançou a campanha "Ano 2000 Sem Miséria".
Dom Hélder Câmara deixou registrado seu pensamento em diversos livros que tiveram grande repercussão, sendo traduzidos em várias línguas. Sua atividade política, social e religiosa foi reconhecida no mundo inteiro. Dom Hélder recebeu centenas de homenagens e condecorações, além de diversos prêmios, no Brasil e no Exterior. Faleceu aos 90 anos, de parada cardíaca.

quinta-feira, 29 de janeiro de 2009

I N U S I T A D O


OAB propõe regras mais duras para as faculdades de Direito no Brasil 

O ano letivo de 2009 começa com regras mais rígidas para as faculdades de direito em todo o país. A partir de fevereiro, o Ministério da Educação deve consolidar um novo instrumento de avaliação dos cursos com normas para a abertura e funcionamento dos cursos que vão desde a exigência de um número mínimo de professores com doutorado no corpo docente até regras para a infra-estrutura das instituições, como número mínimo de salas de aula e quantidade de volumes na biblioteca específica do curso.
As instituições serão obrigadas a ter 40% de seu corpo docente com nível de doutorado, incluindo o coordenador do curso, obrigado agora a oferecer biblioteca com todos os livros da bibliografia de cada disciplina em número suficiente para atender os alunos matriculados. O programa pedagógico do curso também será submetido ao crivo de uma comissão formada por técnicos do MEC e da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), explica a secretária de Educação Superior do ministério, Maria Paula Dallari Bucci.
Trata-se de uma tentativa de reverter a crise de qualidade instalada no ensino jurídico superior no Brasil que, na última edição do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) teve 89 instituições avaliadas com notas 1 e 2, as mais baixas do exame. Por conta do mau desempenho, o MEC já cortou, no ano passado, 24.380 vagas, das 45.042 que eram oferecidas em cursos de direito.
Um dos efeitos pode ser sentido nas dificuldades enfrentadas pelos bacharéis em direito para passar na prova da Ordem dos Advogados do Brasil ou para ingressar na magistratura. De acordo com o Conselho Nacional de Justiça (CNJ), existem hoje cerca de 300 vagas em aberto no Poder Judiciário, e preenchê-las tem sido uma missão árdua. No ano passado, por exemplo, o Tribunal de Justiça de São Paulo abriu concurso para ocupar 183 vagas, das quais apenas 76 foram ocupadas. Em Santa Catarina, foram oferecidas 18 vagas de juiz substituto. Somente 12 candidatos se classificaram. No Distrito Federal, dos 2.108 candidatos que se inscreveram no concurso de setembro de 2007, apenas 16 foram aprovados. Sobraram 67 vagas, alvo de novo processo de seleção já em andamento.
"O despreparo dos bacharéis formados nas escolas de Direito é fruto de um ciclo vicioso que se instalou com a explosão do número de faculdades, na década passada", observa o presidente da Comissão Nacional de Ensino Jurídico da OAB, Adilson Gurgel de Castro. Segundo ele, a falta de qualidade no ensino e a leniência nos critérios de aprovação dos alunos em instituições com menor avaliação criam um efeito perverso. Para evitar a perda de alunos reprovados em disciplinas por baixo rendimento, faculdades privadas estariam adotando padrões mais brandos de avaliação.
"É, em bom português, a institucionalização do "pagou, passou". A instituição não pode conquistar seus clientes com facilidades e a promessa de não reprovar ninguém. Os alunos são graduados sem ter, de fato, conhecimento. É por isso que a prova da OAB tem fama de ser difícil. Mas são 100 questões que só cobram o básico. A reportagem é de Karla Correia e foi publicada no Jornal do Brasil.

FOME - contribuição minha amiga Ivanilda


O Império do Consumismo

Texto do Neto, diretor de criação e sócio da Bullet, sobre a crise mundial.

 "Vou fazer um slide show para você.

Está preparado?

É comum, você já viu essas imagens antes.
Quem sabe até já se acostumou com elas.
Começa com aquelas crianças famintas da África.
Aquelas com os ossos visíveis por baixo da pele.
Aquelas com moscas nos olhos.

Os slides se sucedem.

Êxodos de populações inteiras.
Gente faminta.
Gente pobre.
Gente sem futuro.

Durante décadas, vimos essas imagens.

No Discovery Channel, na National Geographic, nos concursos de foto.
Algumas viraram até objetos de arte, em livros de fotógrafos renomados.
São imagens de miséria que comovem.
São imagens que criam plataformas de governo.
Criam ONGs.
Criam entidades.
Criam movimentos sociais.

A miséria pelo mundo, seja em Uganda ou no Ceará, na Índia ou em Bogotá sensibiliza.
Ano após ano, discutiu-se o que fazer.
Anos de pressão para sensibilizar uma infinidade de líderes que se sucederam nas nações mais poderosas do planeta.

Dizem que 40 bilhões de dólares seriam necessários para resolver o problema da fome no mundo.

Resolver, capicce?
Extinguir.

Não haveria mais nenhum menininho terrivelmente magro e sem futuro, em nenhum canto do planeta.
Não sei como calcularam este número.
Mas digamos que esteja subestimado.
Digamos que seja o dobro.
Ou o triplo.
Com 120 bilhões o mundo seria um lugar mais justo.

Não houve passeata, discurso político ou filosófico ou foto que sensibilizasse.
Não houve documentário, ONG, lobby ou pressão que resolvesse.

Mas, em uma semana, os mesmos líderes, as mesmas potências, tiraram da cartola 2.2 trilhões de dólares (700 bi nos EUA, 1.5 tri na Europa) para salvar da fome quem já estava de barriga cheia. Bancos e investidores.

Como uma pessoa comentou, é uma pena que esse texto só esteja em blogs e não na mídia de massa, essa mesma que sabe muito bem dar tapa e afagar.

Se quiser, repasse, se não, o que importa?

O nosso almoço tá garantido mesmo... não é?

 

terça-feira, 27 de janeiro de 2009

Recebi o texto abaixo do meu amigo Hugo P Maia. Olha, não sei afirmar se o texto realmente é verídico, mas aqui pra nós, é muito hilário. Caso desejem ler em tamanho maior, bastará clicar em cima. 

Piada com advogado ¬¬


NO JURI





Quando você for prestar depoimento em um Tribunal, tente ter o tirocínio deste policial. Ele estava sendo interrogado, e o advogado de defesa tentava abalar sua credibilidade:  

Advogado: - Você viu meu cliente fugir da cena do crime? 

Policial: - Não senhor. Mas eu observei logo em seguida um elemento com a descrição do criminoso correndo a algumas quadras de distância.  

A: - E quem forneceu a descrição do criminoso? 

P: - O policial que chegou primeiro no local do crime.  

A: - Um colega policial forneceu as características do suposto criminoso. Você confia nos seus colegas policiais? 

P: - Sim senhor. Confio a minha vida.  

A: - A sua vida? Deixe-me fazer uma pergunta. Na sua delegacia tem um vestiário onde vocês trocam de roupa antes de sair para trabalhar? 

P: - Sim senhor, tem um vestiário.  

A: - E vocês trancam a porta com chaves? 

P: - Sim senhor, nós trancamos.  A: - E o seu armário, também tranca com cadeado? 

P: - Sim senhor, eu tranco.  

A: - Por que então policial você tranca seu armário, se quem divide o vestiário com você é o mesmo colega a quem você confia sua vida? 

P: - Veja bem doutor, nós estamos dividindo o prédio com o Tribunal de Justiça, e algumas vezes nós vemos advogados andando perto do vestiário.  

A platéia irrompeu-se em gargalhadas, e a sessão foi suspensa.

Dicas para um mundo menos horroroso

Clique em cima da imagem para poder ler direitinho as dicas. Acho que vale a pena! 

domingo, 25 de janeiro de 2009

UNITED STATES OF SÓ-BRAW

Amanhã estarei em Sobral e aproveito para divulgar aquela cidade caliente para os diletos frequentadores do blog. 

Encontrei no site DESCICLOPÉDIA que ao contrário do que todos pensam,  the United States of Só-braw (vulgarmente conhecida como Sobral) adquiriu essa nominação antes mesmo dos Estados Unidos da América. Um marujo americano chamado Giorgio Uóxinton batizou os EUA depois que conheceu Sobral, e resolveu homenagear sua nova terra com esse nome, usar um dialeto parecido com o ingrêis, língua falada em Sobral, e ainda imitar os ônibus escolares do país, os school bus. Como tinha pobremas de dicção, Giorge chamou a nova língua erroneamente de inglês. Os Estados Unidos de Sobral (numa tradução aproximada do ingrêis para o português) lutam pela independência do Ceará. Há mais de 2.000 anos Sobral é governada pela família Gomes (Ciro, que foi rei da Pérsia, e Cid, mas conhecido como Cidoca, que trabalha como locutor na Rede Globo (e atual rei do Ceará). Foi fundada em 1841 A.C. Há 2.000 anos, a cidade é o mais importante pólo de comediantes e cantores do norte/nordeste. Na segunda metade do século XIX o desenvolvimento de piadas em Sobral chegou a superar o de Fortaleza. Com isso o povo sobraleano queria a separação para poder vender seu outro produto de exportação: o calor (em sobralês, "quintura").

Tem como personalidades: João Canabraba, Didi Mocó (inventor do Havaiana Style),Tiririca, Pedro Bial (apresentador do programa mais cultural da televisão brasileira) e muitas outras pessoas sem grande importância para a cultura mundial.

DICAS PARA EXAME DA ORDEM

Dicas do prof.Giseler para quem vai fazer a 2ª. Fase da OAB:

 Se você estiver treinando para a segunda fase, é bom atentar para três circunstâncias:

1 - Treine o tempo que você leva para elaborar a prova, pois na hora H o fiscal não vai lhe dar nenhuma colher de chá se o tempo lhe for curto;

2 - Confira o número de folhas que você usou no rascunho e que passará a limpo. Não escreva mais do que o espaço da sua prova permite, pois além de perder tempo, você pode ir além do permitido e o Cespe não vai te perdoar;

3 - O mais importante, em toda a prova, é acertar a peça processual a ser feita. Não tenha medo de gastar dinheiro em um ótimo livro de direito processual.

“Obamania”

A moda agora é ter uma foto sua metamorfoseada ao estilo da campanha do atual presidente dos EUA, Mr.Obama. Montei aí uma foto da lyra, minha gata de estimação, pra vocês darem uma olhada no efeito. Quem tiver afim de fazer o mesmo com uma imagem pessoal, acesse http://obamiconme.pastemagazine.com/entries/new.html e mexa aí com esse negócio!

I N U S I T A D O

N E P O T I S M O

Na lógica pessoal dos prefeitos cearenses é defensável nomear parentes

Confiança pessoal, afinidade com a respectiva área de atuação e amparo legal foram as explicações dadas pelos prefeitos ouvidos pelo O Povo para nomear parentes para postos do primeiro escalão nas prefeituras:

“Você é casado?”, perguntou o prefeito reeleito de Altaneira, Dorival de Oliveira (PSDB), dirigindo-se ao repórter, para em seguida emendar: “Pois a quem você confia tudo quando sai de casa?”. Para o tucano, a lógica é a mesma para explicar por que nomeou a mulher, Damaris de Oliveira, secretária da Educação. Isso, reforça o prefeito, aliado à afinidade com o cargo, pelo fato de a primeira-dama ser professora. “Você não pode é nomear uma pessoa de fora da área”, defende-se.

O argumento de Dorival - que pode ser resumido nos conceitos de confiança e competência - foi o tom adotado por alguns prefeitos abordados pelo O Povo, quando questionados sobre as nomeações de parentes para o secretariado.

O petista Décio Munhoz, prefeito de Cascavel, saiu em defesa da nomeação da mulher, na forma de elogios à primeira-dama. “A Teca (Maria Terezinha, secretária da Cultura) tem um talento especial”, declarou ele. “Se prefeito quisesse dar um cargo para a mulher só por dinheiro, teria muitas formas, devido às amizades que a gente tem”, completou. 

Matéria publicada no Jornal O Povo de 25/01/09