sexta-feira, 28 de agosto de 2009

Um final de semana bem alerta ...


Edição de 1947 de Thomas’ Register Product Classifications (uma espécie de “páginas amarelas?).

UnB e Ceará são os campeões do Exame de Ordem

O Ceará e a Universidade de Brasilia foram os grandes campeões do Exame de Ordem unificado. Com uma taxa de aprovação de 37,6% dos 1.215 candidatos que fizeram a prova, a seccional do Ceará superou suas congêneres de Sergipe (37,4%) e da Paraíba (37,1%). Entre as escolas, o melhor desempenho foi o da Universidade de Brasília, que aprovou 35 dos 36 candidatos que fizeram a prova, com um índice de (97%) de aprovação. Em segundo lugar aparece a Universidade Federal de Santa Catarina (92%) seguida pela Universidade Federal de Sergipe (91%).

As provas foram feitas em maio, em todos os estados com exceção de Minas Gerais. O exame unificado contou pela primeira vez com a participação de São Paulo, que ficou em último lugar no ranking de desempenho dos estados, com uma taxa de apenas 15,7% de aprovação. Mesmo assim, São Paulo foi quem mais aprovou em números absolutos, já que é responsável por quase um terço dos candidatos do exame. Dos 58.761 bacharéis que fizeram as provas da primeira fase do Exame, 18.616 se enscreveram em São Paulo. Do total de examinandos em São Paulo, 2.936 conseguiram aprovação —apenas quatro seccionais inscreveram mais bacharéis para fazer o exame do que o número de aprovados em São Paulo: Rio de Janeiro (6,8 mil candidatos), Paraná (4,5 mil), Rio Grande do Sul (3,7 mil) e Distrito Federal (3 mil). Em todas estas unidades, a taxa de aprovação esteve acima dos 20%.

A partir de dados levantados pela Cespe, a empresa contratada para aplicar as provas, e do Conselho Federal da OAB, a Consultor Jurídico montou um ranking de desemenho das escolas, levando em conta apenas as faculdades que tiveram pelo menos 10 bacharéis inscritos e um indice de aprovação de pelo menos 50% resultou uma lista com 53 escolas. Um total de 699 escolas teve representantes no Exame.

Como era de se imaginar, a maioria absoluta das ranqueadas é de escolas públicas. Dos 53 nomes da lista, apenas oito são de escolas particulares. Entre elas aparecem escolas tradicionais como a PUC do Rio e de São Paulo e o Mackenzie, também de São Paulo. Mas aparecem também escolas pouco conhecidas fora da região onde estão estabelecidas como as Faculdades Integradas de Vitória (FDV) do Espírito Santo, a Faculdade Ruy Barbosa de Administração e Direito (FRBA) da Bahia e a Faculdade Marista da Paraíba. Os grandes conclomerados de ensino têm também um representante, a Estácio de Sá, de São João do Meriti, que fecha a lista de ranqueadas.

Apesar de estarem nitidamente em desvantagem na lista, as particulares levam vantagem quando se comparam os números absolutos de aprovados. Nesse quesito, o primeiro lugar ficou com o Mackenzie de São Paulo, que aprovou 242 bacharéis, e o segundo foi para a Universidade Católica do Salvador (UCSal) que aprovou 212. Em termos de desempenho as duas escolas não fazem feio: o Mackenzie aprovou 63% de seus alunos e a UCSal 53%.


Fonte: http://www.conjur.com.br/2009-ago-27/universidade-brasilia-ceara-sao-campeoes-exame-ordem - texto de Maurício Cardoso.

quinta-feira, 27 de agosto de 2009

quarta-feira, 26 de agosto de 2009

Dica de blog

BLOG M A R A V I L H O S O: http://www.leblogdebigbeauty.com/page/14/

Quem disse que nós gordinhas não sabemos nos arrumar??

http://updateordie.com/updates/estilo-comportamento/2009/03/blog-da-gordinha-style/

Amor, estranho amor...


Fonte: blog do Nonato Albuquerque

Isso é que é consumidor consciente

MUDEI A CARA DO bLoG ! :)

Mudei a cara do meu twitter (http://twitter.com/AnaMQS) usando as gravuras da Cris Alhadeff: verdadeira explosão de criatividade e alegria. O link para acessar as maravilhas que são produzidas por ela é http://www.crisalhadeff.com/ilustracoes_02.htm
Aproveitem!

terça-feira, 25 de agosto de 2009

DANO - texto da amiga amadíssima Jordete Gomes

Sabemos exatamente quando causamos danos, sobretudo a quem nos importa. Falo daqueles danos provocados por mal pronunciadas palavras, imperativas, jogadas unicamente para mostrar desagrado, vontade de provocar outra atitude ou simplesmente um pedido de socorro. Mas, e quando elas saem sem a menor vontade do dono da voz? Tipo língua solta quando se está fazendo duas coisas ao mesmo tempo?

Para as conseqüências, se foi por vontade ou sem querer, é irrelevante porque a dor é igual. Magoamos e nos sentimos as piores pessoas desta vida, principalmente quando o alvo se trata de alguém com quem temos uma boa história de que muito nos orgulhamos.

Seja amor, amizade ou um simples laço de afeto que ainda precisa crescer. O que queremos verdadeiramente é que o nascimento de qualquer desses laços, como o nascimento de uma vida, sejam precedidos de uma história de amor e, se ainda nos for dado o direito de escolher, que seja uma história bonita.

Acho que o excesso de silêncio tem causado algum embaraço nos meus pensamentos, ando aumentando as coisas, criando monstros, inventando gestos para os outros. Afinal, que tipo de amor seria um que não suportasse o peso de uma palavra inadequada diante da história de uma vida que prova justamente a solidez tão invejada em tempos de sentimentos fulgazes e descartáveis? Como medir tão insatisfatoriamente e agredir os bons sentimentos de outra pessoa? E se você, dentro de sua arrogância e soberba idiota, só diz e comete atos politicamente corretos, onde está sua humanidade?

Sei não... ainda bem que bulbo de mercúrio não mede febre de loucura e sempre haverá um jeito de esconder tais sintomas até o dia fatídico em que a vontade de rasgar dinheiro ou de tirar as roupas sem pudor se impuser acima de todos os medos. Ainda bem que já nos reconhecemos seres imperfeitos donos de doses nem sempre muito bem equilibradas de sanidade e loucura, amor e raiva, beleza e feiúra, erros, acertos e consertos, mas com uma vontade incomensurável de fazer dar certo.

MULHERES POSSÍVEIS

Texto de Martha Medeiros

Eu não sirvo de exemplo para nada, mas, se você quer saber se isso é
possível, me ofereço como piloto de testes.

Sou a Miss Imperfeita, muito prazer.

Uma imperfeita que faz tudo o que precisa fazer, como boa profissional,
mãe e mulher que também sou:

trabalho todos os dias,ganho minha grana, vou ao supermercado três vezes por semana, decido o cardápio das refeições, levo os filhos no colégio e busco, almoço com eles, estudo com eles, telefono para minha mãe todas as noites, procuro minhas amigas, namoro, viajo, vou ao cinema, pago minhas contas, respondo a toneladas de e-mails, faço revisões no dentista, mamografia, caminho meia hora diariamente, compro flores para casa, providencio os consertos domésticos, participo de eventos e reuniões ligados à minha profissão e ainda faço escova toda semana - e as unhas!

E, entre uma coisa e outra, leio livros.

Portanto, sou ocupada, mas não uma workaholic.

Por mais disciplinada e responsável que eu seja, aprendi duas coisinhas
que operam milagres.

Primeiro: a dizer NÃO.

Segundo: a não sentir um pingo de culpa por dizer NÃO.

Culpa por nada, aliás.

Existe a Coca Zero, o Fome Zero, o Recruta Zero.

Pois inclua na sua lista a Culpa Zero.

Quando você nasceu, nenhum profeta adentrou a sala da maternidade e
lhe apontou o dedo dizendo que a partir daquele momento você seria
modelo para os outros.

Seu pai e sua mãe, acredite, não tiveram essa expectativa:
tudo o que desejaram é que você não chorasse muito durante as madrugadas
e mamasse direitinho.

Você não é Nossa Senhora.

Você é, humildemente, uma mulher.

E, se não aprender a delegar, a priorizar e a se divertir, bye-bye vida
interessante.

Porque vida interessante não é ter a agenda lotada,

não é ser sempre politicamente correta,

não é topar qualquer projeto por dinheiro,

não é atender a todos e criar para si a falsa impressão de ser
indispensável.

É ter tempo.

Tempo para fazer nada.

Tempo para fazer tudo.

Tempo para dançar sozinha na sala.

Tempo para bisbilhotar uma loja de discos.

Tempo para sumir dois dias com seu amor.

Três dias.

Cinco dias!

Tempo para uma massagem.

Tempo para ver a novela.

Tempo para receber aquela sua amiga que é consultora de produtos de
beleza.

Tempo para fazer um trabalho voluntário.

Tempo para procurar um abajur novo para seu quarto.

Tempo para conhecer outras pessoas.

Voltar a estudar.

Para engravidar.

Tempo para escrever um livro que você nem sabe se um dia será editado.

Tempo, principalmente, para descobrir que você pode ser perfeitamente
organizada e profissional sem deixar de existir.

Porque nossa existência não é contabilizada por um relógio de ponto
ou pela quantidade de memorandos virtuais que atolam nossa caixa postal.

Existir, a que será que se destina? Destina-se a ter o tempo a favor, e não contra.

A mulher moderna anda muito antiga. Acredita que, se não for super, se não for mega, se não for uma executiva ISO 9000, não será bem avaliada. Está tentando provar não-sei-o-quê para não-sei-quem. Precisa respeitar o mosaico de si mesma, privilegiar cada pedacinho de
si. Se o trabalho é um pedação de sua vida, ótimo!

Nada é mais elegante, charmoso e inteligente do que ser independente. Mulher que se sustenta fica muito mais sexy e muito mais livre para ir e vir. Desde que lembre de separar alguns bons momentos da semana para usufruir essa independência, senão é escravidão, a mesma que nos mantinha trancafiadas em casa, espiando a vida pela janela.

Desacelerar tem um custo.

Talvez seja preciso esquecer a bolsa Prada, o hotel decorado pelo
Philippe Starck e o batom da M.A.C.

Mas, se você precisa vender a alma ao diabo para ter tudo isso, francamente, está precisando rever seus valores.

E descobrir que uma bolsa de palha, uma pousadinha rústica à beira-mar e o rosto lavado (ok, esqueça o rosto lavado) podem ser prazeres cinco estrelas e nos dar uma nova perspectiva sobre o que é, afinal, uma vida interessante.

A MÚSICA EM PESSOA - dica

Este é o CD "A MÚSICA EM PESSOA" que embalou meu último final de semana. Já tem um tempo que me presenteei esse cd. Na verdade, foi uma dica da minha amada amiga Ana Cançado, dona de um bom gosto incrível, de um café que só ela faz e de uma inteligência privilegiadíssima.
A dica do CD é por acreditar que nos revolucionamos através da música. Sugiro especialmente a faixa 4 "meantime" com o Ritchie (aquele mesmo da garota veneno!).

No site da submarino sai por menos de R$ 30,00. Aposte: é um excelente presente!

segunda-feira, 24 de agosto de 2009

O Analfabeto Político

Bertolt Brecht

O pior analfabeto é o analfabeto político. Ele não ouve, não fala, nem participa dos acontecimentos políticos. Ele não sabe o custo de vida, o preço do feijão, do peixe, da farinha, do aluguel, do sapato e do remédio dependem das decisões políticas.

O analfabeto político é tão burro que se orgulha e estufa o peito dizendo que odeia a política. Não sabe o imbecil que, da sua ignorância política, nasce a prostituta, o menor abandonado, e o pior de todos os bandidos, que é o político vigarista, pilantra, corrupto e lacaio das empresas nacionais e multinacionais.

Amo plantinhas dentro de casa

Essa idéia aí foi do site de(cour)ação. Achei o máximo: personaliza, alegra, recicla, é fácil e fica lindooooooooooooooo ! Veja como é simples:

1. Consiga uma latinha de metal (leite em pó e afins);
2. Faça um furinho com um prego no fundo da lata. Pode até ser mais de um;
3. Escolha um pedaço de tecido bem bonito e cole. Sugiro que faça de estampas diferentes duas ou três latinhas;
4. É legal, mas não é indispensável, aplicar verniz spray por fora.

Melhor utilizar o vasinho para aquelas plantas que necessitam de pouca água. Amei!!