sexta-feira, 28 de agosto de 2009

UnB e Ceará são os campeões do Exame de Ordem

O Ceará e a Universidade de Brasilia foram os grandes campeões do Exame de Ordem unificado. Com uma taxa de aprovação de 37,6% dos 1.215 candidatos que fizeram a prova, a seccional do Ceará superou suas congêneres de Sergipe (37,4%) e da Paraíba (37,1%). Entre as escolas, o melhor desempenho foi o da Universidade de Brasília, que aprovou 35 dos 36 candidatos que fizeram a prova, com um índice de (97%) de aprovação. Em segundo lugar aparece a Universidade Federal de Santa Catarina (92%) seguida pela Universidade Federal de Sergipe (91%).

As provas foram feitas em maio, em todos os estados com exceção de Minas Gerais. O exame unificado contou pela primeira vez com a participação de São Paulo, que ficou em último lugar no ranking de desempenho dos estados, com uma taxa de apenas 15,7% de aprovação. Mesmo assim, São Paulo foi quem mais aprovou em números absolutos, já que é responsável por quase um terço dos candidatos do exame. Dos 58.761 bacharéis que fizeram as provas da primeira fase do Exame, 18.616 se enscreveram em São Paulo. Do total de examinandos em São Paulo, 2.936 conseguiram aprovação —apenas quatro seccionais inscreveram mais bacharéis para fazer o exame do que o número de aprovados em São Paulo: Rio de Janeiro (6,8 mil candidatos), Paraná (4,5 mil), Rio Grande do Sul (3,7 mil) e Distrito Federal (3 mil). Em todas estas unidades, a taxa de aprovação esteve acima dos 20%.

A partir de dados levantados pela Cespe, a empresa contratada para aplicar as provas, e do Conselho Federal da OAB, a Consultor Jurídico montou um ranking de desemenho das escolas, levando em conta apenas as faculdades que tiveram pelo menos 10 bacharéis inscritos e um indice de aprovação de pelo menos 50% resultou uma lista com 53 escolas. Um total de 699 escolas teve representantes no Exame.

Como era de se imaginar, a maioria absoluta das ranqueadas é de escolas públicas. Dos 53 nomes da lista, apenas oito são de escolas particulares. Entre elas aparecem escolas tradicionais como a PUC do Rio e de São Paulo e o Mackenzie, também de São Paulo. Mas aparecem também escolas pouco conhecidas fora da região onde estão estabelecidas como as Faculdades Integradas de Vitória (FDV) do Espírito Santo, a Faculdade Ruy Barbosa de Administração e Direito (FRBA) da Bahia e a Faculdade Marista da Paraíba. Os grandes conclomerados de ensino têm também um representante, a Estácio de Sá, de São João do Meriti, que fecha a lista de ranqueadas.

Apesar de estarem nitidamente em desvantagem na lista, as particulares levam vantagem quando se comparam os números absolutos de aprovados. Nesse quesito, o primeiro lugar ficou com o Mackenzie de São Paulo, que aprovou 242 bacharéis, e o segundo foi para a Universidade Católica do Salvador (UCSal) que aprovou 212. Em termos de desempenho as duas escolas não fazem feio: o Mackenzie aprovou 63% de seus alunos e a UCSal 53%.


Fonte: http://www.conjur.com.br/2009-ago-27/universidade-brasilia-ceara-sao-campeoes-exame-ordem - texto de Maurício Cardoso.

Nenhum comentário: