Novas regras de ortografia da língua portuguesa entram em vigor ontem
Fonte: Folha Online
Desde ontem, quinta-feira (1º de janeiro de 2009), os brasileiros devem começar a se acostumar a escrever em português com base nas novas regras de ortografia. A mudança será gradual, e as instituições de ensino fundamental e médio têm até 2012 para se adequar. Porém, não estranhe ao ler as palavras "heroico", "ideia", "feiura" e "assembleia", por exemplo, sem o acento agudo. Também pode causar espanto o uso das palavras "mandachuva" e "paraquedas" sem o hífen e, ao contrário, escrever "micro-ondas" com hífen.
Firmado em 1990, o Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa traz alterações significativas na acentuação de algumas palavras e no uso do hífen. Além disso, extingue o trema. A partir de 2009, acostume-se a ler "linguiça" e "tranquilo" desta forma.
No Brasil, as alterações atingem aproximadamente 0,5% das palavras. Nos países que adotam a ortografia de Portugal o percentual é de 1,6%.
O Brasil será o primeiro país da CPLP (Comunidade de Países de Língua Portuguesa) --que reúne, além do Brasil, Portugal, Cabo Verde, São Tomé e Príncipe, Angola, Moçambique, Guiné-Bissau e Timor-Leste-- a adotar oficialmente a nova grafia, prevista pelo acordo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário