domingo, 4 de janeiro de 2009


É até engraçado pensar nisso mas nós, seres de telencéfalo desenvolvido e polegar opositor, fazemos muitas coisas de modo irracional. Comprar, infelizmente, é algo que fazemos sem pensar: compramos por costumes ou pior, compramos por compulsão. Propor o Consumo Consciente é sugerir que se pense antes de comprar mas, o que devemos pensar? Neste post, proponho 6 perguntas que é bom fazer antes de se comprar um produto:

1 - “Eu preciso deste produto?” - Esta é a principal pergunta que devemos fazer para um consumo consciente. Afinal, quantas vezes compramos coisas que não precisamos? Um livro que não iremos ler, uma calça igual às outras tantas, um gadget novo ou um penduricalho em promoção. Muitas vezes compramos por comprar e às vezes só precisamos pensar um pouquinho para desistir. Afinal, comprar um notebook novo quando o antigo ainda serve muito bem não combina com um mundo mais sustentável.

2 - “Como este produto é feito?” - usa-se muita energia, água, matéria-prima, gera-se resíduos tóxicos ou desperdiça-se? Vem de países que usam mão-de-obra infantil ou escrava, que não permitem a liberdade de expressão? É produzido localmente? Explora produtores locais pagando-se preços irrisórios para aumentar a margem dos lucros? Muitas vezes a resposta de uma dessas perguntas é o suficiente para deixar de comprar o produto. Outras vezes o consumo é inevitável mas pelo menos sabe-se exatamente o custo ambiental e social de sua escolha.

3 - “Eu preciso de tantos?” - Muitas vezes exageramos na dose e compramos mais do que precisamos. Um pacote gigante de pão, mais bananas que podemos comer, canetas que nunca serão usadas ou roupas que ficarão encostadas.

 4- “Existem alternativas?” - Procurar soluções alternativas pode evitar o consumo exagerado de produtos. Será que é possível usar fraldas reutilizáveis? Usar baterias recarregáveis é melhor que comprar baterias novas. Canecas de plástico substituem plásticos descartáveis. Livros e roupas usadas podem ser tão bons quantos novos. Se queremos viver em um mundo diferente, precisamos começar a procurar soluções diferentes para velhos problemas.

5- “Quanto vai durar este produto?” - checar a validade dos produtos para evitar ter que jogá-los fora sem consumí-los. Comprar roupas de tecidos melhores para evitar ter que comprar roupas novas. Pagar por um computador mais robusto e com configurações melhores para não ter que trocar no ano que vem. Ao se consumir, deve-se pensar no longo prazo e não somente nas necessidades imediatas.

6- “Como este produto é eliminado?” - como irei jogar fora este produto? Ele é reciclável, precisa de alguma providência especial? Se estou substituindo um produto, onde irei jogar o produto antigo? Esta pergunta que nos faz optar por papel no lugar de plástico, evitar comprar produtos embalados ou mesmo baterias novas.

No final das contas, o consumo consciente é o consumo mínimo. Não prego que não se deva comprar mas que se deve comprar somente o necessário. Pense nos últimos bens que vc comprou e se pergunte se eles eram realmente necessários ou foi só um ato impensado. O segredo é se acostumar tanto com estes questionamentos que eles se tornem automáticos. Passa-se a comprar irracionalmente de novo mas desta vez, um pouco mais conscientes.

Que outras perguntas devemos fazer ao comprar um produto?

====================

Este texto faz parte da Blogagem Coletiva sobre Consumo Consciente, organizada pela Sam Shiraishi.

http://lablogatorios.com.br/brontossauros/

Nenhum comentário: